Visite a página inicial
hotéis, pousadas, albergues... passeios (city-tours, passeios de buggy, barco etc) e atrações turísticas (monumentos históricos, museus, teatros etc) informações sobre as praias de todo o litoral do Estado restaurantes, bares, pizzarias... shows, congressos, festas... saiba sobre a história, cultura e economia do Rio Grande do Norte

Matérias

A vida que vem do mangue


por Juliano Caetano


Pode-se notar a presença de um ecossistema muito peculiar em praticamente toda costa brasileira. Este se desenvolve principalmente no estuário e na foz dos rios onde há água salobra e local abrigado da ação das ondas. Chama-se manguezal ou mangue.

Percebem-se poucas espécies de vegetação nestas áreas, até mesmo pela salubridade da água e por ser um ambiente alagado. A vegetação que consegue adaptar-se a este quadro apresentam raízes aéreas, ou seja, essas raízes ultrapassam a altura da água para obtenção de oxigênio, como mostra a imagem.

Caranguejo Chama-maré
Caranguejo Chama-maré
O Brasil ainda possui a maior extensão de manguezais do mundo, porém, uma parte considerável deste importante ecossistema já foi destruído, até a década de 70 achava-se que o manguezal não tinha muita importância, contudo, dava-se muito mais crédito as praias abertas, de areia branca e água cristalina. Hoje se sabe o quanto o manguezal é importante para o equilíbrio marinho, é nesse ambiente onde muitas das espécies vivem, procriam ou apenas procuram um local para buscar alimentos. Pode-se achar variadas espécies de caranguejos, peixes, pássaros, entre outros.

"No Norte do País, as espessas florestas de mangue apresentam árvores que podem atingir 20 metros de altura. Na região Nordeste há um tipo de manguezal conhecido como mangue seco, com árvores de pequeno porte em um substrato de alta salinidade. Já no Sudoeste brasileiro, apresenta aspecto de bosque de arbustos". (www.mre.gov.br)

Mangue
Mangue da Lagoa de Guaraíras,
Tibau do Sul
No Rio Grande do Norte outra importância é dada aos manguezais, é dali que muitas famílias de pescadores tiram seu sustento. A pesca nesses locais é prática muito comum. A captura dos caranguejos, que são amarrados em cordões e vendidos ainda vivos, é uma prática muito freqüente, sendo este crustáceo um prato muito apreciado em todo Nordeste.

Quando vier ao Rio Grande do Norte, você não poderá deixar de conhecer o mangue, se não o fizer pelas belíssimas paisagens ou pelas espécies que vivem ali, faça pela sua saúde, pois dizem que sua lama escura é medicinal e faz bem à pele.

Fotos: Juliano Caetano

Versão para impressão!
Envie esta matéria para um amigo!




Twitter do Nataltrip.com





O Projeto × Indique a um amigo × Mapa do Site × Dúvidas freqüentes × Fale com o Nataltrip.com

Nataltrip.com | Natal / RN - Brasil