Visite a página inicial
hotéis, pousadas, albergues... passeios (city-tours, passeios de buggy, barco etc) e atrações turísticas (monumentos históricos, museus, teatros etc) informações sobre as praias de todo o litoral do Estado restaurantes, bares, pizzarias... shows, congressos, festas... saiba sobre a história, cultura e economia do Rio Grande do Norte

Nossa Terra

História do Rio Grande do Norte


por Lilian Canen

O Brasil foi descoberto por Portugal no ano de 1500, porém somente após cerca de 30 anos de sua descoberta, Portugal voltou-se para a colonização de seu achado. O sistema usado por Portugal para a colonização do novo e selvagem país, que a principio era chamado Terra de Santa Cruz, foi o de Capitanias Hereditárias, onde eram feitas concessões de lotes de terras em forma de cartas de Doações. A Colônia foi então dividida em 15 lotes. A capitania do Rio Grande foi doada então a João de Barros.

O Brasil na época do descobrimento era habitado por selvagens, e no Rio Grande havia a tribo dos índios Potiguares, conhecidos por sua braveza, esta que dificultou a colonização.

Além dos Potiguares, por volta de 1550 o Brasil já havia sido também invadido pelos Franceses.

Estas invasões preocupavam Portugal, e, uma vez que a Capitania do Rio Grande ficava localizada no ponto mais estratégico da costa brasileira, o Rei retomou a posse da Capitania e ordenou a construção de um forte para expulsar os Franceses da costa.

Foi então assim que, segundo os livros de historia, nasceu o Rio Grande do Norte. A partir da construção de seu mais importante monumento, a Fortaleza dos Reis Magos, foi formado um povoado às suas proximidades, que daria origem posteriormente à cidade de Natal, fundada em 1599. Hoje os habitantes de Natal são conhecidos tanto por Natalenses quanto por Potiguares.

O Rio Grande do Norte teve novamente em papel importante na História do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial.

Sua situação geográfica era fundamental para os Estados Unidos como ponto de apoio para defenderem ataques vindos da África em direção à América do Norte e do Canal do Panamá.

Os dois países, Brasil e Estados Unidos estreitaram relações e foi construído no Rio Grande do Norte um Quartel General que serviu de base para os americanos durante a segunda Guerra.

Um grande centro de chegada e saída de aeronaves movimentou o Estado durante a segunda grande guerra, e tornou Natal, além de Pearl Harbor um dos mais prováveis alvos de ataque inimigo. O Campo de Parnamirim, hoje conhecido como o Aeroporto Internacional Augusto Severo, era chamado Trampolim da Vitória, pois era dali que os americanos partiam em direção às áreas inimigas, e culminou na vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial.




Saiba mais sobre o Rio Grande do Norte:


voltar



Twitter do Nataltrip.com




O Projeto × Indique a um amigo × Mapa do Site × Dúvidas freqüentes × Fale com o Nataltrip.com

Nataltrip.com | Natal / RN - Brasil