Visite a página inicial
hotéis, pousadas, albergues... passeios (city-tours, passeios de buggy, barco etc) e atrações turísticas (monumentos históricos, museus, teatros etc) informações sobre as praias de todo o litoral do Estado restaurantes, bares, pizzarias... shows, congressos, festas... saiba sobre a história, cultura e economia do Rio Grande do Norte

Nossa Terra

Cultura e povo do Rio Grande do Norte


por Lilian Canen

Menino na praia de Ponta Negra A união dos três grupos étnicos fundadores do povo brasileiro - o negro, o índio, e o português - aliados aos imigrantes holandeses formam a origem do povo norte-rio-grandense.

É possível ver a influência holandesa bastante acentuada principalmente no interior do Estado, enquanto na Capital vemos uma maior concentração de pessoas com origem portuguesa e indígena.

A raça negra influencia mais nitidamente no tocante as tradições. Danças, religião, comidas, celebrações e tradições trazidas da cultura negra estão presentes no dia a dia do Potiguar.

De acordo com o senso de 2000, 53,4 % da população do Rio Grande do Norte é parda; 41% branca; 3,6% negra e 0,7% de amarelos o índios.

Grupo tocando forró A influência da diversidade cultural está presente nos eventos populares e no folclore norte-rio-grandense, que vai de procissões a vaquejadas, e de danças típicas como forró, quadrilhas estilizadas e Bumba-meu-boi.

Contadores de viola, cordelistas, repentistas, emboladores e grupos de dança que recontam a historia do povo potiguar são a presença mais marcante desta cultura, que é uma das mais ricas do nordeste. Estão presentes por toda a cidade, mas é mais fácil encontrá-los em centros culturais como a Capitania das Artes.

Além disso, a cultura do Rio Grande do Norte é marcada pelas festividades tradicionais, principalmente pelas comemorações religiosas e pelos arraiais. O Dia dos Santos Reis, a Festa do Caju, a procissão de barcos de Nossa Senhora dos Navegantes fazem parte das festividades no mês de janeiro; quando chega junho, o clima muda e a paisagem das cidades fica tomada por fogueiras e arraiais juninos em cada bairro.

Competições de quadrilhas e a culinária típica das festividades juninas tomam as cidades de assalto, promovendo os mais animados eventos do ano.

Artesão local O artesanato do Rio Grande do Norte também é marcante, com sua influência nas culturas dos colonizadores. Materiais como couro, madeira, areias coloridas, barro e pedras semi-preciosas ou não, fazem do artesanato deste Estado um dos mais ricos do Nordeste. Também são muito famosos os delicados trabalhos das Rendeiras: toalhas, mantas, enxovais, todos feitos a mão com bordados, apliques de renda, e labirinto, criados com o cuidado e o carinho de quem aprendeu a arte de bordar e rendar desde a infância.




Saiba mais sobre o Rio Grande do Norte:


voltar



Twitter do Nataltrip.com




O Projeto × Indique a um amigo × Mapa do Site × Dúvidas freqüentes × Fale com o Nataltrip.com

Nataltrip.com | Natal / RN - Brasil